Falso: Homem que aparece dirigindo Ferrari dourada em vídeo não é filho de Maduro

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um vídeo mostra o filho do ditador venezuelano Nicolás Maduro dirigindo uma Ferrari banhada a ouro em Monte Carlo, distrito de Mônaco. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação circula nas redes desde julho de 2017, época em que Nicolás Maduro Guerra estava em campanha eleitoral na Venezuela. Não há registros de que o político tenha viajado à Europa nesse período. Além disso, indícios apontam que o proprietário do veículo era saudita.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook até a tarde desta quarta-feira (26).

Não é Nicolás Maduro Guerra, filho do ditador Nicolás Maduro, o homem que aparece em vídeo dirigindo uma Ferrari dourada em frente ao Hotel de Paris, em Mônaco. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a gravação circula nas redes ao menos desde julho de 2017. Embora não tenha sido possível verificar a identidade do condutor, registros na imprensa mostram que, na época em que o vídeo começou a ser compartilhado, Guerra estava em campanha eleitoral na Venezuela.

Em julho de 2017, o filho do ditador venezuelano disputava uma vaga na Assembleia Nacional Constituinte. A eleição ocorreu em 30 de julho, poucos dias depois de o vídeo da Ferrari começar a circular. Posts nas redes mostram que, ao longo daquele mês, o político compareceu a encontros com apoiadores e trabalhadores dos mais diversos setores, como o aéreo e o petroleiro. Não há registros que provem que ele teria viajado à Europa no período…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos