Circula nas redes sociais imagens de um homem executado em um carro. Segundo as postagens, ele seria o narcotraficante foragido André do Rap. Ele teria sido morto a tiros em Itaoca, no município de Itapemirim (ES). É falso. Na realidade, o homem que aparece no vídeo era conhecido como “Porcão” e foi executado a tiros no último dia 29.
Apurado pelo site Lupa
Circulam pelas redes sociais vídeos e fotos de um homem baleado e aparentemente morto em um carro. Segundo as postagens, ele seria o narcotraficante foragido André Oliveira Macedo, mais conhecido como André do Rap, que teria sido morto a tiros em Itaoca, no município de Itapemirim (ES). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Mataram André do Rap lá em Itaoca, Itapemirim-ES agora há pouco”
A informação analisada pela Lupa é falsa. O homem das imagens não é André do Rap. Na realidade, trata-se de Édino de Paula Macedo, executado a tiros no último sábado (29) em Itaoca, no município de Itapemirim (ES). Em nota, a Polícia Civil do estado informou que Macedo era um ex-traficante de Itaperuna (RJ) conhecido como “Porcão”. O caso está sendo investigado e, até o momento, nenhum suspeito foi detido, informou o órgão.
Apontado como um dos chefes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), André do Rap está foragido desde outubro de 2020 após ter sido solto por decisão do então ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). O habeas corpus foi revogado no mesmo dia, mas o traficante fugiu. Ele integra a lista de mais procurados da Polícia Civil de São Paulo. Não há informações de que teria sido assassinado…