Apurado pelo site Lupa
Vídeo que circula no WhatsApp e no TikTok mostra um padre dançando forró com uma mulher. A gravação é narrada por um homem, que afirma que antigamente as religiões eram levadas a sério. É falso. O homem que aparece na filmagem não é um padre e, sim, um comediante. Jovens que participam do projeto TFCN no Brasil checaram essa informação, confira:
Esta checagem faz parte do Teen Fact Checking Network (TFCN), programa de alfabetização midiática digital MediaWise, do Instituto Poynter, que tem a parceria da Lupa no Brasil.
Vídeo que circula em correntes de WhatsApp e no TikTok mostra um padre dançando com uma mulher. Na gravação, o homem com batina aparece no meio de uma festa e conduz a mulher a fazer passos de forró.
O vídeo é narrado por um homem, que afirma que “antigamente as religiões eram levadas a sério”. Ainda de acordo com o narrador, depois que pastores “escandalizaram” sua religião, agora os padres também estão fazendo a mesma coisa. É falso. O homem que aparece na filmagem não é um padre. Jovens que participam do projeto TFCN no Brasil checaram essas informações, confira:
Padre dançarino… O padre está fazendo no pé. ‘Encoxando’ a morena com pressão como vocês acabaram de ver. (…) Nós sabemos que antigamente as religiões eram levadas mais a sério. Os líderes religiosos representavam muito bem a sua religião. Depois de nós vermos pastores de igrejas evangélicas escandalizarem a sua religião, agora nós temos também um padre fazendo a mesma coisa…
Veja a apuração completa no site Lupa