Publicações nas redes afirmam que homem que aparece em foto ao lado da primeira-dama seria um traficante internacional de drogas. É falso. Fernando Luiz Doval Júnior, preso no Rio, e Moacir Bortolozo, amigo de Janja, são pessoas diferentes.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais a foto de um grupo de pessoas em que uma das mulheres presentes é a socióloga e primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja. Segundo a legenda da postagem, o homem de camisa rosa ao centro da imagem seria um traficante internacional de drogas preso enquanto almoçava no Rio de Janeiro (RJ). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
ESTE CIDADÃO NO CENTRO DA FOTO, É O ‘SENHOR MOACIR’, UM GRANDE TRAFICANTE INTERNACIONAL DE DROGAS, EM CONTAINERS PARA A EUROPA… FOI PRESO HÁ POUCOS DIAS, QUANDO ALMOÇAVA NA TOCA DA TRAÍRA, BARRA DA TIJUCA, RJ, FOI PRESO PELA POLÍCIA CIVIL, DISFARÇADA COM A CAMISA DO FLAMENGO E BOTAFOGO… AGORA, VOCÊ CONHECE ESTA SENHORA, QUE ESTÁ COM A MÃO NO SEU PEITO? Exatamente Ela.
A informação analisada pela Lupa é falsa. De fato, um homem investigado por tráfico internacional de drogas foi preso enquanto almoçava em um restaurante na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele, no entanto, não é o homem que aparece na foto ao lado de Janja.
Fernando Luiz Doval Júnior foi capturado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul no dia 15 de janeiro. Seu nome estava na lista de procurados da Interpol. O suspeito foi preso por policiais disfarçados — eles usavam camisas dos times de futebol Botafogo, Flamengo e Fluminense…