Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes uma imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado de uma pessoa que seria, segundo a legenda, o ex-sargento do Corpo de Bombeiros Maxwell Simões, preso nesta segunda-feira em operação que investiga a morte da ex-vereadora Marielle Franco. A publicação afirma ainda que Suel, como é conhecido, é vizinho de Bolsonaro. É falso.
Circula nas redes sociais uma imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao lado de uma pessoa que seria, segundo a legenda da foto, o ex-sargento do Corpo de Bombeiros Maxwell Simões Corrêa, conhecido como Suel, preso nesta segunda-feira (24) em operação que investiga a morte da ex-vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. A publicação afirma ainda que Suel é vizinho de Bolsonaro. As informações são falsas.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
E ADIVINHA DA ONDE QUE FOI PRESO MAIS UM NO CASO DO ASSASSINATO LÁ DA MARIELLE, TAVA NO MORRO? TAVA NA BOCADA? TAVA FORAGIDO? NÃO! TAVA LÁ NO CONDOMÍNIO DO PAI DE FAMÍLIA
Não é o ex-bombeiro Suel que aparece no registro ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, e, sim, o professor de artes marciais Josinaldo Lucas Freitas, o Djaca. Ele também é suspeito de participar do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes, em 2018, e foi preso preventivamente em outubro de 2019. Esse boato circula, ao menos, desde 2020 e foi desmentido pela Lupa à época…
Veja a apuração completa no site Lupa