Apurado pelo site Lupa
Circula, pelas redes sociais, um vídeo que supostamente mostra o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dizendo que, em 2025, tem planos de “taxar tudo, tudo tudo”. Na publicação, Haddad diz que vai implementar impostos sobre animais de estimação, sobre mulheres grávidas e sobre lucros auferidos com apostas online. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
“Nosso plano é taxar tudo, tudo tudo. Esse ano teremos imposto do cachorrinho de estimação: se ele é da família, temos que arrecadar sobre ele também, é justo; Imposto pré-natal: ficou grávida, já tem que começar a pagar imposto para o hospital; Imposto das bets: se perder, o prejuízo é seu, se ganhar, o lucro é nosso. Mas é tudo para o bem do nosso povo. O brasileiro gosta de um imposto novo também, né? Todo mundo sabe, imposto e Big Brother é a nossa paixão”.
O vídeo que mostra o ministro da Fazenda dizendo que tem planos de “taxar tudo” é uma montagem, feita com o uso de inteligência artificial (IA). O conteúdo foi publicado por um perfil de vídeos curtos feitos com IA no TikTok, e se espalhou pelas redes como se fosse verdadeiro…
Veja a apuração completa no site Lupa