Apurado pelo site Correio Braziliense
O impacto e alcance das antenas usadas no Haarp é limitado, atua em uma área específica da camada terrestre e não tem poder de causar nenhuma grande mudança, seja de temperatura, nível de radiação ou incitar catástrofes ambientais.
O furacão Milton atingiu a Flórida na noite de quarta-feira (9/10) e na madrugada desta quinta-feira (10/10), trazendo tornados, inundações e o risco de mais tempestades ao sul dos Estados Unidos.
Falsas alegações sugerindo que o furacão Milton foi “fabricado” e que o clima na Flórida está sendo “manipulado” estão se espalhando nas redes sociais.
Algumas das postagens sugerem que o Haarp, um projeto científico norte-americano que visa estudar os fenômenos físicos que ocorrem nas camadas superiores da atmosfera terrestre, seria o causador do furacão.
Não existe tecnologia — ou invenção humana — que permita às pessoas criar e controlar furacões.
No entanto, em plataformas como X e TikTok, publicações alegando — sem nenhuma prova — que o governo dos EUA está secretamente controlando o clima já foram vistas milhões de vezes.
Muitas dessas postagens foram feitas por contas conhecidas por espalhar teorias da conspiração e desinformação sobre a covid-19 ou vacinas…
Veja a apuração completa no site Correio Braziliense