Falso: Guillermo Francos: ‘Até agora, no período democrático, nenhum governo conseguiu ter superávit durante 7 meses consecutivos como tivemos’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Desde 1997 (primeiros dados disponíveis) até ao presente, houve 5 períodos em que foram registados excedentes primários e financeiros durante 7 meses ou mais; e 8 em que houve apenas superávit primário em momento superior ao indicado pela Casa Civil.
Desde 1997 (primeiros dados disponíveis) até ao presente, houve 5 períodos em que foram registados excedentes primários e financeiros durante 7 meses ou mais; e 8 em que houve apenas superávit primário em tempo igual ou superior ao indicado pela Casa Civil. 

O maior período de superávit primário e financeiro foi de 11 meses em 2007 e 2008, e de superávit primário foi de 35 meses entre 2005 e 2007.

O último resultado fiscal corresponde ao mês de junho de 2024. Ou seja, no momento da publicação desta nota, só existe informação disponível relativa aos primeiros 6 meses do governo de Javier Milei, em que este alcançou efetivamente um excedente primário e financeiro .

O Chefe do Gabinete de Ministros da Nação, Guillermo Francos (La Libertad Avanza) ,  garantiu durante um almoço organizado pelo Rotary Club de Buenos Aires que, “até agora no período democrático, nenhum governo conseguiu ter superávit para Seguiram-se 7 meses como os que tivemos.” 

 

Isto é falso . Segundo dados do Gabinete do Orçamento Nacional do Ministério da Economia da Nação, entre 1997 ( primeiros dados disponíveis ) e o presente houve 5 períodos em que foram registados simultaneamente excedentes primários (diferença entre receitas e despesas excluindo o pagamento da dívida) e financeiro (que desconta o pagamento da dívida do resultado primário) por 7 meses consecutivos ou mais; enquanto nos outros 8 períodos houve apenas superávit primário em tempo igual ou superior ao indicado…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷