Falso: Greta Thunberg defendeu uso de ‘granadas vegan’?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

“Se usas granadas de mão, por favor, usa granadas vegan”, ouve-se Greta Thunberg dizer numa entrevista à BBC. Contudo, é falso. O vídeo foi gerado com recurso a inteligência artificial.
“Se usas granadas de mão, por favor, usa granadas vegan”, ouve-se Greta Thunberg dizer numa entrevista à BBC. Contudo, é falso. O vídeo foi gerado com recurso a inteligência artificial.

Inúmeros vídeos nas redes sociais mostram Greta Thunberg, a jovem ativista ambiental sueca, numa entrevista a um canal de televisão britânico. No vídeo que dura aproximadamente um minuto, a jovem apela ao uso de granadas vegan, tanques sustentáveis e a caças elétricos capazes de transportar mísseis biodegradáveis.

Contudo, o vídeo é falso. Embora pareça que Greta Thunberg está a dizer aquelas palavras, e que a voz seja idêntica à sua, o vídeo foi gerado com recurso a inteligência artificial. Este tipo de adulteração em vídeo, que coloca pessoas a dizer coisas que não foram ditas ou em situações em que nunca estiveram, tem um nome: deepfake.

“Se queremos continuar a batalhar, como humanos com consciência ambiental, temos que fazer a mudança para tanques e armamento sustentável“, começa por ouvir-se Greta Thunberg dizer no vídeo. No minuto e meio que se segue, a jovem ativista, embalada pela causa ambiental, apela ainda a mais “novidades” no panorama do armamento. “Há novos conceitos de caças que funcionam a bateria, e que conseguem transportar muitos mais mísseis. Mísseis biodegradáveis, claro“, continua. Mas o destaque das partilhas que se encontram nas redes sociais é noutra suposta declaração de Greta: “Muito importante: se usas granadas de mão, por favor, usa granadas vegan. Elas têm um autocolante especial. Não as pode evitar qualquer mercado de armas, ou onde quer que as compres”…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹