Falso: Gravação usa dublagem falsa para alegar que Musk enviou recado a Janja após ofensas

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), gravou um vídeo em resposta aos xingamentos proferidos pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, no último sábado (16). As peças desinformativas inseriram uma dublagem falsa em uma gravação de 2021 em que o bilionário comenta sobre investimentos em criptomoedas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 417 mil visualizações no YouTube até a tarde desta terça-feira (19). As peças falsas também circularam no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Um vídeo antigo com dublagem falsa tem sido compartilhado como se mostrasse uma suposta resposta de Elon Musk às ofensas proferidas por Janja durante o Cria G20, no último sábado (16). O conteúdo enganoso insere uma suposta tradução para o português em que o bilionário afirma que nunca viu “uma primeira-dama se comportar dessa forma”.

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos encontrou o vídeo original, publicado em julho de 2021. Nele, Musk comenta sobre o cenário de investimentos em criptomoedas durante o evento The B Word, focado em bitcoins. Não há qualquer menção ao governo brasileiro ou à primeira-dama ao longo da transmissão.

É fato, porém, que o bilionário reagiu aos comentários de Janja, que disse “fuck you [vá se foder, em português], Elon Musk” durante uma palestra. Em seu perfil no X, Musk republicou um post do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticando a fala. Pouco tempo depois, em outra publicação, o empresário afirmou que “eles vão perder as próximas eleições”.

No último sábado (16), Janja integrou uma mesa de debates sobre combate à desinformação no Cria G20, um evento prévio à Cúpula de Líderes realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. A ofensa da primeira-dama ao bilionário repercutiu nas redes e na imprensa…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos