Falso: Gravação mostra confusão entre comerciantes em Pernambuco, não traficantes na Bahia

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um vídeo mostra turistas e comerciantes em uma praia da Bahia sendo expulsos por traficantes, como alegam publicações nas redes. As imagens registram, na realidade, ambulantes recolhendo cadeiras e guarda-sóis de um bar localizado na praia de Muro Alto, em Ipojuca (PE), após um desentendimento com o proprietário do estabelecimento.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 300 mil visualizações no TikTok nesta segunda-feira (9), além de circularem no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Um vídeo em que ambulantes recolhem cadeiras e guarda-sóis na praia de Muro Alto, em Ipojuca (PE), tem circulado nas redes como se mostrasse traficantes expulsando turistas de uma praia na Bahia. As imagens, gravadas na última terça-feira (3), registram na verdade um desentendimento entre comerciantes autônomos e o proprietário de um bar.De acordo com um funcionário do estabelecimento, o motivo da briga seria a política de preços adotada pelo bar, que teria reduzido o movimento nas barracas dos ambulantes. Durante o confronto, os vendedores chegaram inclusive a usar entulhos para tentar fechar a praia, mas foram impedidos pela Polícia Militar.

Usuários também têm compartilhado o mesmo vídeo nas redes para alegar que traficantes teriam imposto um toque de recolher em Porto de Galinhas, o que é falso…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos