Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um vídeo mostra a revolta de eleitores de extrema-direita na França no último domingo (7) após o anúncio da derrota no pleito para a Assembleia Nacional. A gravação compartilhada pelas peças de desinformação foi registrada em 2022, quando a candidata de extrema-direita Marine Le Pen perdeu as eleições para o atual presidente, Emmanuel Macron.
O conteúdo enganoso acumulava cerca de 3.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (8).
Publicações nas redes enganam ao afirmar que um vídeo mostra a reação de franceses após a derrota da sigla de extrema-direita Reunião Nacional nas eleições legislativas do último domingo (7). A gravação foi feita em abril de 2022, quando a candidata Marine Le Pen perdeu o pleito presidencial com 41% dos votos ante os 58% recebidos por Emmanuel Macron.
A gravação original foi feita na comuna de Hénin-Beaumont, reduto eleitoral do Reunião Nacional, e também está disponível no YouTube. O vídeo foi reproduzido em diversos veículos de imprensa franceses na época (veja ).
Reviravolta. Após a vitória do Reunião Nacional no primeiro turno, os resultados iniciais indicam que a coligação de partidos de esquerda Nova Frente Popular obteve o maior número de cadeiras no Parlamento da França no segundo turno das eleições legislativas…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos