Apurado pelo site Aos Fatos
Não é recente e não tem relação com a operação da Polícia Federal o vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pede a Deus “sabedoria para continuar sua jornada”. Registrada em 2018, logo após o resultado das eleições, a gravação tem sido compartilhada fora de contexto nas redes para sugerir que o político estaria pedindo orações para não ser preso em meio às atuais investigações da PF sobre a participação dele em uma tentativa de golpe de Estado.
O vídeo descontextualizado acumulava mais de 500 mil visualizações no Kwai e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta sexta-feira (16).
Publicações enganam ao compartilhar como se fosse recente e estivesse relacionado à operação da PF um vídeo que mostra Bolsonaro pedindo orações a apoiadores. As imagens que têm viralizado nas redes foram gravadas em outubro de 2018, logo após o político ser declarado presidente da República. Na ocasião, Bolsonaro discursou e pediu que o senador Magno Malta (PL-ES) fizesse uma prece para agradecer o resultado.
A gravação, portanto, não tem relação com a Operação Tempus Veritatis, que investiga a participação de Bolsonaro e seus aliados em uma tentativa de golpe de Estado no país em 2022. No dia 8 de fevereiro, a PF realizou prisões e ações de busca e apreensão contra aliados do ex-presidente, além de ter aplicado medidas restritivas contra o próprio Bolsonaro, que teve seu passaporte retido…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos