Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
EM RESUMO: O porta-voz da assembleia nacional do Quênia, Moses Wetang’ula, não disse que alguns funcionários do governo queriam removê-lo do cargo por sua pressão pela unidade da comunidade Luhya. Este gráfico alegando o contrário é falso.
“Wetangula afirma que alguns no governo estão incomodados com sua pressão pela unidade e desenvolvimento de Luhya na Região Ocidental, e é por isso que eles querem substituí-lo”, diz o gráfico .
Ele mostra o logotipo da Nation Africa , a plataforma online de uma das maiores casas de mídia do Quênia. Ele também inclui o número de SMS da Nation .
Wetang’ula vem do condado de Bungoma, no oeste do Quênia. O condado é dominado pela comunidade Luhya. Wetang’ula é um Luhya. Como um dos líderes políticos proeminentes da região, ele fez esforços para unir a comunidade.
O gráfico foi publicado poucos dias depois de uma alegação viralizar nas redes sociais de que o líder da oposição queniana Raila Odinga recebeu ofertas de dinheiro e cargos governamentais, incluindo o de presidente da assembleia nacional, para apoiar o impeachment do vice-presidente Rigathi Gachagua…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦