FALSO: Governo não proibiu circulação de caminhões e ônibus com mais de 20 anos

Apurado pelo site Estadão Verifica

Postagens distorcem pronunciamento de Geraldo Alckmin sobre a MP 1175/23, que vai conceder descontos na compra de novos veículos a quem se desfizer de carros antigos
O que estão compartilhando: que o presidente Lula assinou um decreto proibindo a circulação de caminhões e ônibus com mais de 20 anos.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Postagens que circulam nas redes sociais tiram de contexto trechos de um pronunciamento do vice-presidente Geraldo Alckmin durante cerimônia de lançamento do programa de descontos para renovação da frota de veículos. O discurso não está completo e as falas foram distorcidas. O governo não proibiu a circulação de caminhões ou ônibus com mais de 20 anos; apenas concedeu desconto na compra de um veículo novo para o motorista que se desfizer do carro antigo.

Saiba mais: O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, junto com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciaram no dia 5 de junho, a Medida Provisória 1175/23, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A MP implementou um programa com objetivo de estimular a renovação da frota de veículos antigos por modelos menos poluentes…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica