Falso: Governo não bancará homenagem a Paulo Gustavo em show de Beyoncé nos EUA

Apurado pelo site UOL Confere

É falsa a informação que circula nas redes sociais de que o Ministério da Cultura vai financiar a viagem de 30 artistas brasileiros a um show da cantora Beyoncé nos EUA para homenagear o ator e humorista Paulo Gustavo, morto por covid-19 em 2021.

O ministério nega a suposta viagem e o jornalista Felipeh Campos, do programa Babado Jovem Pan, que divulgou a notícia, se retratou.

O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere para o WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post?

“Faz o L povo”, diz o texto sobreposto ao vídeo. Nas imagens, o jornalista conta que mais de 30 artistas brasileiros embarcarão rumo a Nova Jersey para um show de Beyoncé em 29 de julho para homenagear Paulo Gustavo, que era fã da cantora. Ele chega a citar a Lei Paulo Gustavo.

O jornalista afirma que “todo mundo será bancado pelo governo” e que o custo da viagem, “com hotel 5 estrelas, alimentação e cachê” seria de pouco mais de R$ 20 milhões, provenientes do Ministério da Cultura.

Por que é falso?

Jornalista fez retratação. Felipeh Campos apresentou uma errata (aqui) em seu programa e afirmou que a suposta homenagem não tem relação com o show de Beyoncé…

Veja a apuração completa no site UOL Confere