FALSO: Governo Lula não embargou obra de ponte entre Tocantins e Pará

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o governo Lula (PT) embargou a obra da ponte Xambioá (TO), que vai ligar o Tocantins ao Pará, como afirmam nas redes. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) informou que a construção está em andamento e deve ser concluída em 2024.

Publicações com a alegação falsa acumulam cerca de cem mil visualizações no TikTok e 3.000 curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (29). O conteúdo enganoso também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado alega que o governo Lula teria embargado as obras da ponte Xambioá, iniciadas na gestão Bolsonaro, para favorecer a “indústria das balsas”. Ao Aos Fatos, o Dnit, órgão federal responsável pelo empreendimento, desmentiu a alegação e disse que os trabalhos, que estão atualmente com 87,53% de execução, devem ser concluídos no início de 2024.

Em busca no YouTube, também é possível encontrar registros publicados recentemente por moradores da região (veja abaixo) que atestam o progresso das obras. A última gravação encontrada foi postada na terça-feira (27)…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos