Publicação que circula nas redes afirma que o governo Lula teria deixado quase 40 milhões de doses de vacina perderem a validade. É falso. De acordo com o Ministério da Saúde, o número é referente aos imunizantes adquiridos durante a gestão de Bolsonaro e que não foram distribuídos e utilizados em tempo hábil.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes um post afirmando que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria “deixado vencer” 38,9 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Governo Lula deixa vencer 38,9 milhões de vacinas contra Covid
A informação analisada pela Lupa é falsa. De fato, ao menos 27,1 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 perderam a validade entre janeiro e fevereiro de 2023, já durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, a perda está relacionada a falhas na distribuição dessas doses durante a gestão anterior, informou o Ministério da Saúde. Vale ressaltar que todos os imunizantes aplicados no país têm, no mínimo, nove meses de validade — ou seja, foram adquiridos durante o governo de Jair Bolsonaro (PL)…