Apurado pelo site Lupa
Um vídeo do RJTV que informa que unidades prisionais vão receber aparelhos eletrônicos como TVs 4K foi manipulado para dar a entender que a notícia se refere a uma iniciativa do governo Lula. Na verdade, a reportagem aborda um projeto da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e não tem relação com o governo federal.
Circula nas redes sociais a informação de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende enviar aparelhos tecnológicos como TVs 4K, óculos de realidade virtual e videogames para o Complexo Penitenciário de Bangu e outras unidades prisionais do Rio de Janeiro. É falso.
A publicação enganosa usa um trecho de uma reportagem do RJTV, da Rede Globo, que trata do tema para afirmar que o governo Lula “só beneficia bandidos”. O projeto é da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e não tem relação com o governo federal.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Vc paga Imposto nestes Produtos e os Presidiários só usufruindo NÃO ERA questão de Lula ou Bolsonaro e sim do Domínio do NarcoBandidos..