Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um vídeo mostra o interior de um avião de luxo adquirido recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por R$ 400 milhões, como apontam peças de desinformação nas redes. Os posts enganosos usam fotos de outras aeronaves para sustentar a alegação falsa. Em nota, a Secom (Secretaria Especial de Comunicação) negou que o governo tenha comprado um novo veículo.
Publicações com a alegação enganosa somavam ao menos 212 mil visualizações no TikTok e Kwai e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (21). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado alega que Lula teria adquirido uma nova aeronave presidencial pelo valor de “400 milhões”. Por meio de busca reversa, o Aos Fatos identificou que as imagens apresentadas na gravação, que supostamente mostrariam o interior do novo veículo, são antigas e pertencem a aeronaves que não possuem qualquer relação com o governo brasileiro. Em nota, a Secom negou que a Presidência tenha adquirido um novo avião.
Outros aviões. Peça desinformativa utiliza fotos de outras aeronaves para sustentar a alegação falsa…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos