Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o governo Lula anunciou que a nova idade mínima para aposentadoria será de 78 anos. As peças de desinformação distorcem notícias publicadas na imprensa sobre um estudo do Banco Mundial, que projetou a necessidade de elevar a idade mínima a esse patamar em 2060, caso as atuais regras previdenciárias sejam mantidas.
As peças de desinformação acumulavam 1.800 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (25). Os posts enganosos circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Posts nas redes têm distorcido notícias publicadas na imprensa sobre um estudo do Banco Mundial para alegar que o governo Lula irá alterar a idade mínima para aposentadoria para 78 anos. As reportagens repercutem uma projeção da instituição, que estima que a idade mínima para aposentadoria deve subir para esse patamar em 2060, caso as atuais regras previdenciárias sejam mantidas.
Em busca nas redes e nos portais oficiais do governo, Aos Fatos não localizou nenhuma informação ou declaração pública que ateste a intenção da atual gestão de alterar a idade mínima para aposentadoria, atualmente fixada em 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens.
Também não foram encontrados projetos de lei no Congresso que buscam alterar a idade mínima para 78 anos.
O estudo do Banco Mundial citado pelas peças de desinformação menciona que o Brasil tinha cerca de 15 idosos com mais de 65 anos para cada 100 adultos entre 20 e 64 anos em 2020 e que essa proporção deve dobrar em apenas 23 anos. Nos países de renda mais alta, esse processo levou cerca de 62 anos para ocorrer…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos