Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que o governo italiano disse que a suposta agressão sofrida pela família do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma seria uma “travessura de bairro” e pediu que autoridades brasileiras não envolvessem o país no caso. Essas alegações foram feitas, na verdade, por um blogueiro italiano, e não há registro de nenhuma declaração semelhante por parte de autoridades.
Peças de desinformação com essa alegação enganosa acumulavam ao menos 20 mil compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta quarta-feira (26).
São enganosas as publicações que afirmam que o governo italiano pediu para que autoridades brasileiras não o envolvessem em “travessuras de bairro” ao se referir à suposta agressão sofrida pela família do ministro Alexandre de Moraes em Roma. A desinformação consta em legenda que tem sido compartilhada junto de um trecho da edição de 23 de julho do Jornal da Manhã, da Jovem Pan Bauru, que em nenhum momento faz alegação semelhante.
Conforme pode ser verificado no vídeo, o apresentador da emissora lê trechos de um texto publicado em no blog italiano de Enrico Zonca, e não de um comunicado oficial do governo. Na publicação, o blogueiro defende que a agressão à família do magistrado nunca ocorreu…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos