Circula nas redes o print de uma suposta matéria publicada pelo portal G1 informando que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), teria apresentado a mascote “Zé Gatinha”, versão transexual do Zé Gotinha. É falso. O G1 não publicou tal matéria. A informação também foi desmentida pelo governo da Bahia.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais o print de uma suposta matéria publicada pelo portal G1 segundo a qual o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), teria supostamente apresentado a mascote “Zé Gatinha”, versão transexual do Zé Gotinha. O objetivo seria incentivar a vacinação da população LGBTQIAP+. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“ZÉ GATINHA”, governador da Bahia apresenta mascote Trans para incentivar vacinação do público LGBTQIAP+”
A informação analisada pela Lupa é falsa. O portal G1 não publicou a notícia sobre a suposta criação de uma versão transexual do Zé Gotinha, tradicional mascote das campanhas de vacinação nacionais. Trata-se, na verdade, de uma montagem. Além disso, a imagem que mostra o governador Jerônimo Rodrigues ao lado da suposta mascote também foi editada.
A montagem foi feita a partir de uma foto tirada em 10 de fevereiro, durante uma visita do governador à cidade de Campo Formoso (BA) para participar de uma feira sobre saúde e cidadania…