Apurado pelo site UOL Confere
Um post que circula nas redes sociais tira de contexto uma declaração em que o ministro da Economia durante o governo Bolsonaro, Paulo Guedes, anuncia a criação de 140 mil empregos em 2020. Guedes realmente fez o anúncio, em março de 2021, tendo como referência números divulgados em janeiro pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Os números, porém, foram revisados em novembro do mesmo ano e apontaram uma perda de 191,5 mil empregos formais no período.
O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe
O que diz a publicação. Uma imagem compartilhada no Instagram repete os números antigos —que já foram revisados— como se fossem atuais. O post mostra uma declaração de Guedes: “Nós criamos 140 mil empregos num ano que houve a maior tragédia que atingiu a economia brasileira”. Sobre a imagem, há o seguinte texto: “Culpa do Bolsonaro e Guedes”. A imagem tem um logo da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e foi compartilhada pela atriz Regina Duarte, ex-secretária especial de Cultura…