Circula nas redes a informação de que o governo da Alemanha teria admitido que um número “alarmante” de vacinados contra a Covid-19 estariam desenvolvendo a aids. É falso. Não houve nenhum alerta sobre o assunto. A vacinação contra a Covid-19 não está relacionada à transmissão do vírus HIV.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais a informação de que o governo da Alemanha teria admitido que um número “alarmante” de vacinados contra a Covid-19 estaria desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Notícia bombástica do governo alemão: ‘Número alarmante de vacinados está desenvolvendo AIDS’”
A informação analisada pela Lupa é falsa. O governo alemão não emitiu nenhum alerta relacionando a vacinação contra a Covid-19 e o desenvolvimento da aids. O texto que deu origem ao print que circula nas redes distorce as conclusões de um relatório publicado em dezembro de 2021 — portanto há mais de um ano. Vale ressaltar que a aids é uma doença causada por um vírus, o HIV, que é transmitido por meio da troca de determinados fluidos corporais, e não pela vacinação.
O referido relatório do governo alemão foi publicado originalmente em 30 de dezembro de 2021 e analisa estatísticas de casos de Covid-19 registrados no país nas semanas anteriores. No documento são informados indicadores sobre o número de casos, mortes e demais informações pertinentes para o acompanhamento do vírus no país. O relatório foi produzido pelo The Robert Koch Institute, instituição ligada ao governo alemão que atua na prevenção e monitoramento de doenças…