Falso: Golpe usa imagem de criança com paralisia para mentir sobre vacina e pedir dinheiro

Apurado pelo site Lupa

Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher alega que a vacina contra Covid-19 provocou a paralisia das pernas de seu filho, Vitor, de 7 anos. Ela relata que levou a criança para ser vacinada em março de 2021 e que, três dias depois, iniciou-se um formigamento nas pernas do garoto. Em 2023, ele, supostamente, havia parado de sentir os membros. A mulher alega que foi aplicado um lote de uma vacina vencida. Ao final do vídeo, há um pedido de doações para auxiliar os custos com a criança. A legenda que acompanha o post indica que o imunizante era da marca Astrazeneca. É falso. Trata-se de um golpe.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Imagine levar seu filho de sete anos para tomar uma simples vacina no posto de saúde e, no dia seguinte, ele acorda gritando que não sente mais as pernas. Meu nome é Beatriz e essa é a história do meu filho Vítor, de apenas sete anos. Até março de 2021, ele era uma criança normal, só que tudo mudou depois de uma vacina contra a Covid-19. Três dias depois, ele começou a reclamar de um formigamento nas pernas. Eu levei ele no médico, só que ninguém sabia dizer o que era. Até que, em 2023, ele parou de sentir as pernas completamente. Os exames mostraram que ele desenvolveu uma inflamação grave na medula espinhal causada pela vacina. Depois, eu descobri que o lote aplicado no Vitor estava vencido há três meses. Mesmo assim, eles aplicaram. Desde então, meu filho vive uma luta diária…”

A criança no vídeo não é brasileira e nem sofre com problemas relacionados à vacinação contra Covid-19. Uma busca reversa por cenas do vídeo revelou que o pequeno se chama Elijah Cottle, tem 5 anos, é morador da Cidade do Cabo, na África do Sul, e possui mielite flácida aguda (doença rara semelhante à poliomielite). Em um perfil no Instagram, sua família mostra seu dia a dia contra a doença…

Veja a apuração completa no site Lupa