Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais que a Receita Federal está realizando um leilão de diversos itens eletrônicos, como celulares de diferentes marcas e modelos, além de geladeiras e refrigeradores. A informação supostamente foi publicada pelo portal g1. O texto sugere que esses produtos fazem parte dos últimos lotes do ano e incentiva as pessoas a adquirirem os itens rapidamente. A matéria é acompanhada ainda de um vídeo do Jornal da Record sobre produtos apreendidos no Porto de Santos, litoral de São Paulo. É falso. Trata-se de um golpe.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Receita Federal abre oficialmente o leilão anual de smartphones de encomendas abandonadas, esquecidas ou confiscadas. Último Dia de leilão. Veja a Reportagem Abaixo
O leilão anunciado na publicação não é oficial. Não é possível participar de um leilão da Receita Federal sem ter uma conta cadastrada na plataforma Gov.br. Comunicado divulgado no portal da Receita Federal retifica que a participação em seus leilões eletrônicos se dá somente por meio do Sistema de Leilão Eletrônico. Além disso, é imprescindível ter um código de acesso gerido no Portal e-CAC para poder sugerir um valor no Sistema de Leilão Eletrônico…
Veja a apuração completa no site Lupa