Falso: Gabinete do Presidente: ‘Os salários estão crescendo aproximadamente o dobro da taxa de inflação’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

É verdade que em Abril de 2024 os salários cresceram 7% em termos reais face a Março. Porém, a frase da Presidência gera uma mensagem que não é essa: ao comparar os salários de abril de 2024 com os do mesmo mês de 2023, vê-se uma queda de 20%, e se for tomado o mês de novembro (último antes da assunção de Javier Milei) a diminuição é de 11,4%.
Se olharmos para os dados de abril de 2024, é verdade que os salários cresceram 6,7% em termos reais (ou seja, considerando a inflação) face a março. 

Porém, a frase da Presidência gera uma mensagem que não é essa: ao comparar os salários de abril de 2024 com os do mesmo mês do ano passado, vê-se uma queda real de 20%, enquanto se o mês for tomado novembro (último antes da posse de Milei como presidente) a queda é de 11,4%. 

Esta queda coincide também com outros indicadores oficiais que servem para medir o poder de compra dos salários e cujos valores ainda permanecem abaixo dos recordes de novembro de 2023.

O Gabinete do Presidente Javier Milei (La Libertad Avanza) afirmou num comunicado publicado na sua conta X que “os salários estão a crescer aproximadamente ao dobro da inflação”.

Isto é enganoso . Segundo dados do RIPTE elaborados pelo Ministério Nacional do Trabalho, em abril os salários registrados aumentaram 6,7% em termos reais (ou seja, considerando a inflação) em relação a março, mas se for analisado um período de tempo mais longo há uma queda real de 20% em relação a abril de 2023, e 11,4% em relação a novembro de 2023 (último antes da posse de Milei como presidente). 

Esta queda coincide também com outros indicadores oficiais que servem para medir o poder de compra dos salários e cujos valores ainda permanecem abaixo dos recordes de novembro de 2023…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷