Publicação com um print que imita o layout do site G1 informa que a Guarda Nacional ficará com todos os veículos e blindados do Exército. Indica também que a corporação terá participação de soldados estrangeiros. É falso. Em nota enviada à Lupa, o G1 informa que a matéria é falsa e que nunca publicou o conteúdo.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais publicação afirmando que a Guarda Nacional tomará posse de todos os veículos e blindados do Exército. A postagem, que imita o layout do G1, cita ainda que o projeto será concluído até 2024 com participação de soldados estrangeiros. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Guarda Nacional ficará com a posse de todos os veículos e tanques blindados do exército” “Projeto da guarda nacional deverá ser concluída até 2024 com participação de soldados estrangeiros”
A informação analisada pela Lupa é falsa. Em nota, o G1 afirma que nunca divulgou o conteúdo – o que é possível confirmar em busca no próprio site. Além disso, não há registro de que “Astolfo Canuto”, profissional que assina a suposta publicação, faça parte da equipe do portal de notícias.
Nesta quinta-feira (19), o portal de notícias publicou uma reportagem revelando a intenção do governo federal em alterar a Constituição para a criação de uma Guarda Nacional. Mas o texto, em nenhum momento, cita que a corporação ficará com a posse de veículos e blindados do Exército nem menciona a participação de soldados estrangeiros…