Falso: ‘France 24’ não informou que os pistoleiros que assassinaram o candidato equatoriano Fernando Villavicencio receberam ligações da Europa

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

O canal de televisão francês esclareceu nas suas redes sociais que a sequência que lhe é atribuída não foi criada por nenhum dos seus canais

Está circulando nas redes sociais um vídeo do canal francês France 24 no qual supostamente informa que os pistoleiros que assassinaram o candidato presidencial do Equador, Fernando Villavicencio, receberam telefonemas de políticos equatorianos radicados na Europa. No entanto, é falso. Trata-se de uma montagem que utiliza um vídeo real e ao qual foi adicionada uma narração criada com inteligência artificial, segundo France 24 . Villavicencio foi morto a tiros em 9 de agosto após um comício de campanha.

“Na França eles sabem disso. Os meios de comunicação franceses dizem que as ligações feitas aos assassinos de aluguel de Fernando Villavicencio deixaram a Europa”, diziam as mensagens que acompanham o vídeo de 38 segundos em francês que foi postado no Facebook, Twitter e TikTok com legendas em espanhol. A suposta informação da France 24 cita o Federal Bureau of Investigation (FBI) dos Estados Unidos como fonte.

A desinformação foi negada pela AFP Factual , membro da rede internacional de verificadores IFCN, bem como Newtral.es. Fabian Cristancho, editor do France 24 , disse à AFP Factual que no vídeo viral eles usaram “nossas imagens e áudio editado criado por inteligência artificial em francês”…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸