Apurado pelo site AAP 🇦🇺
AAP FACTCHECK – O conservacionista Robert Irwin aparece ensanguentado e machucado em imagens tiradas depois de ser preso, de acordo com alguns usuários de mídia social.
Isto é falso. As imagens são versões manipuladas de fotos que o filho do falecido “Caçador de Crocodilos” Steve Irwin postou no Instagram e não há registro de prisão.
A alegação aparece em uma postagem no Facebook com uma imagem de Irwin aparentemente com um olho roxo e hematomas e o que parece ser um link para uma notícia com a manchete: “Robert Irwin foi detido, mas era tarde demais – ele já havia dito tudo.”
“Tim McDonald comentou as palavras de Robert Irwin: ‘É uma loucura absoluta divulgar informações desta escala ao vivo; essas palavras são capazes de virar de cabeça para baixo os alicerces financeiros da sociedade australiana’”, diz a legenda do post.
A postagem também inclui uma captura de tela de um vídeo com o texto sobreposto que diz: “O país inteiro está em estado de choque depois das notícias de ontem. Robert Irwin disse adeus à sua vida normal.”
A mesma afirmação também aparece em outra postagem no Facebook usando uma imagem diferente de Irwin…
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺