Apurado pelo site E-Farças
Imagem espalhada nas redes sociais mostra a boxeadora argelina Imane Khelif sem camisa e mostra que ela é um homem! Será verdade?
A boxeadora argelina Imane Khelif, alvo de inúmeros boatos durante a sua participação nas Olimpíadas de 2024, novamente tem sua imagem disseminada na web e gera controvérsia. Acusada de trapacear nos jogos olímpicos por supostamente competir no boxe feminino sendo um homem transgênero, agora teria que responder a uma prova irrefutável: uma foto sua sem camisa teria vazado na segunda quinzena de setembro de 2024 nas redes sociais, comprovando que ela é mesmo um homem!
Será que isso é verdade ou mentira?
Essa não é a primeira vez que a atleta argelina é vítima de boatos maldosos a seu respeito na web. Já desmentimos aqui no E-farsas a falsa alegação de que Imane Khelif seria um homem e, por isso, não poderia ter competido nas Olimpíadas de Paris no boxe feminino. Na ocasião, explicamos que a afirmação era infundada por vários motivos e, dentre eles, é que a mudança de gênero é proibida na Argélia.
Caso a boxeadora fosse mesmo transgênero, certamente teria que se mudar de seu país natal!
Mas voltando à foto compartilhada como sendo da atleta, trata-se de uma imagem gerada por inteligência artificial.
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
Apesar das ferramentas que usam redes generativas para criar imagens estarem cada vez mais avançadas, esses softwares ainda apresentam algumas falhas visíveis a olho nu, como esse rosto esquisito ao fundo, segurando uma placa com caracteres ilegíveis:
Nesse outro detalhe, podemos notar falhas na mão do sujeito:
..
Veja a apuração completa no site E-Farças