Apurado pelo site Reuters
Uma foto de mantimentos espalhados por um corredor de supermercado que está online desde pelo menos 2016 está sendo falsamente reivindicada para mostrar uma loja Netto em Paris em 2023.
Usuários de mídia social que compartilharam a imagem em 2 e 3 de julho escreveram: “Este é o meu Netto local em Paris esta manhã” no Facebook e no Twitter .
As postagens foram compartilhadas após tumultos generalizados em toda a França, desencadeados pelo tiro policial contra Nahel, um adolescente afrodescendente . As autoridades francesas estimaram que mais de 700 lojas, supermercados e agências bancárias foram saqueadas, saqueadas ou incendiadas desde o início da violência, informou a Reuters em 2 de julho .
A foto, no entanto, é anterior aos protestos em andamento na França. Pode ser rastreado até uma reportagem de fevereiro de 2016 de Roodepoort, África do Sul . O artigo diz que a imagem é de um supermercado da Somália que foi saqueado por “membros da comunidade de Davidsonville”. A história não compartilha mais detalhes sobre a loja.
Netto France e o blog Roodepoort Record não responderam imediatamente a um pedido de comentário…
Veja a apuração completa no site Reuters