FALSO: Foto de indígenas desnutridos foi registrada no Brasil, não na Venezuela

Post afirma que foto de crianças indígenas desnutridas foi registrada na Venezuela, já que na imagem aparece um homem com o colete azul da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que não atuaria no Brasil. É falso. A foto foi registrada em Roraima e a Opas atua há décadas no país, sobretudo na resposta a emergências e desastres.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais uma foto com crianças indígenas desnutridas e, ao fundo, um homem que veste um colete azul. O texto que acompanha a imagem diz que o homem é um médico da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que supostamente não atuaria em território brasileiro. A mensagem conclui, assim, que a imagem teria sido registrada na Venezuela. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Nessa foto divulgada pelo Metrópoles pode-se notar que o uniforme do médico é da assistência PAN AMERICANA, que não atua em território brasileiro. Essa foto é na Venezuela”

A informação analisada pela Lupa é falsa. A fotografia foi registrada em território brasileiro, na Terra Indígena Yanomami, no estado de Roraima. Também é falsa a informação de que a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) não atua no Brasil.

A Opas é parceira da missão do Ministério da Saúde no território yanomami e atua em conjunto com órgãos como a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Ministério da Defesa…

Veja a apuração completa no site Lupa