FALSO: Foto de criança revistada não foi tirada no contexto da prisão de golpistas no DF

Foto viral que mostra menina sendo revistada circula pelas redes com legenda sugerindo que criança teria sido alvo dos policiais durante os atos golpistas de 8 de janeiro. É falso. A imagem foi retirada de vídeo em que mulheres acompanham as crianças e dizem, brincando, que elas pediram para ser revistadas pelo guarda do Palácio da Alvorada.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelo WhatsApp uma foto que mostra uma criança, que veste uma blusa com as cores da bandeira do Brasil, sendo revistada por um agente policial com um detector de metais.

A legenda afirma que a foto teria sido registrada no dia 8 de janeiro deste ano, durante a invasão e depredação de prédios públicos em Brasília, e que a menina seria um “alvo da polícia” e uma “terrorista mirim”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

‘Terrorista’ mirim é revistada e alvo da polícia em atos de Brasília

A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto mostra, na verdade, uma brincadeira entre o agente e a criança. A cena foi extraída de um vídeo, gravado na entrada do Palácio da Alvorada, em Brasília, onde aparecem três crianças, além da menina da foto, se divertindo por serem revistadas pelo guarda com detector de metais…

Veja a apuração completa no site Lupa