Apurado pelo site UOL Confere
O site da Folha de S.Paulo não noticiou que a primeira-dama Janja voltou a fazer rituais de candomblé para conter a alta do dólar.
A publicação que circula nas redes sociais é uma montagem, segundo o próprio veículo. Não há notícia com esse título ou teor no site do jornal.
Há duas versões da publicação desinformativa. Uma delas mostra o cabeçalho da coluna “Painel” da Folha de S.Paulo, editada pelo jornalista Fábio Zanini, e outra aparece sem. Porém, em ambas, consta o seguinte título “Janja volta a fazer rituais de candomblé para conter alta do dólar”, seguido da frase complementar logo abaixo: “Fontes do Planalto afirmam que a primeira dama fez rituais contra a alta do dólar em julho, e obteve sucesso. Agora ela volta a fazer novos despachos”, diz o texto.
Na legenda de uma das publicações, consta ainda a frase: “Está dando certo!!!”.
Post é uma montagem. Não há nenhuma reportagem com o título usado no post desinformativo no site do jornal. O único resultado é o desmentido da própria Folha, que afirma se tratar de uma montagem (aqui). “O conteúdo, uma montagem com elementos gráficos do layout da coluna e a foto do editor, Fábio Zanini, não leva a link nenhum”, diz a Folha (aqui).
Não é a primeira vez que isso ocorre. Em julho, outra montagem utilizou o cabeçalho da coluna “Painel” para afirmar que Janja havia recorrido ao candomblé para reduzir o dólar, o que é falso, como mostrou o UOL Confere na ocasião (aqui)…
Veja a apuração completa no site UOL Confere