Falso: FOLHA INFORMATIVA: O que você precisa saber sobre o último surto de mpox na África do Sul

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

A África do Sul está actualmente a registar um ressurgimento de casos de mpox , a doença anteriormente conhecida como varíola dos macacos . Estes casos fazem parte de um surto global que começou em 2022. A África do Sul só tinha detectado cinco casos da doença , em 2022, até 8 de maio de 2024 , quando foi encontrado um novo caso.

A Africa Check desmascarou várias alegações falsas relacionadas com a doença quando este surto começou, tal como fizeram outras organizações de verificação de factos e de saúde pública.

Estas alegações variaram desde teorias de conspiração pura e simples – de que o surto foi inteiramente fabricado para esconder os efeitos secundários das vacinas contra a Covid-19 – até mal-entendidos sobre como a doença se espalha . 

Com 22 casos e três mortes notificados na África do Sul no momento da publicação, estamos a rever o que sabemos sobre o mpox e as falsas alegações que se espalham junto com ele.

“Recomenda-se que aqueles que são afectados por erupções cutâneas agudas e não diagnosticadas consultem o seu prestador de cuidados de saúde para diagnóstico e tratamento”, disse ela ao Africa Check. Um diagnóstico pode ser confirmado com exames laboratoriais…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦