Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que Portugal elegeu um novo chefe do Executivo que defendeu em discurso proibir a entrada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no país. As peças de desinformação compartilham um vídeo do deputado de extrema-direita André Ventura, do Chega, sigla que conquistou a terceira colocação nas eleições legislativas do último domingo (10). Eleito em 2021, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa cumpre mandato até 2026.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 71 mil visualizações no TikTok e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (13).
Publicações nas redes enganam ao identificar como o novo presidente de Portugal um político que aparece em vídeo defendendo proibir a entrada de Lula no país. As peças de desinformação se baseiam em duas premissas falsas:
O registro compartilhado pelas peças de desinformação mostra uma promessa feita por Ventura na última quinta (7) caso o Chega vencesse as eleições legislativas. “Se o Chega vencer as eleições legislativas no próximo domingo, em 25 de abril, em 25 de abril de 2024, eu quero vos dizer uma coisa: o senhor presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não vai entrar em Portugal. Nós não vamos deixar que ele entre em Portugal”, afirmou ele em discurso. O partido, no entanto, conquistou a terceira colocação no pleito…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos