Estrutura não está recebendo água da Transposição do São Francisco por causa de problema em estação de bombeamento detectado ainda em 2022
Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: Que as bombas da Transposição do Rio São Francisco foram desligadas no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, deixando a Barragem de Jati (CE) sem água, para que a população volte a depender de carros-pipa.
O Estadão investigou e concluiu que: É enganoso. Atualmente, não há fluxo de água descendo pelas “cascatas” da Barragem de Jati, mas o bombeamento não foi interrompido intencionalmente pelo governo Lula para prejudicar a população ou beneficiar donos de carros-pipa. A interrupção foi feita porque foi identificado em setembro do ano passado, ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL), um problema na estação de bombeamento EBI-3, que fica em Salgueiro (PE), imediatamente antes da Barragem de Jati, no Ceará. Em novembro, foi detectado que o problema era no conjunto de motobombas da EBI-3, e em janeiro foi determinada a paralisação do equipamento.
Saiba mais: A estrutura em questão tem fluxo em direção aos canais do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), uma obra auxiliar que leva água do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) até municípios cearenses. “A suspensão (do bombeamento) foi necessária após ocorrência de vibração excessiva, que ocasionou desgaste relevante e prematuro nos rolamentos. A medida foi adotada, visando preservação do bem público e segurança dos trabalhadores envolvidos na operação”, disse o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), em nota…