FALSO: Fiscal de trânsito não foi flagrada aplicando multas escondida em Porto Alegre

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um vídeo flagrou uma funcionária da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) de Porto Alegre escondida em um ponto de ônibus aplicando multas em motoristas. A mulher que aparece no vídeo que circula nas redes estava medindo a velocidade dos carros para uma pesquisa de tráfego, conforme explicou a própria estatal. A lei não permite que agentes ocultos e sem uniforme realizem ações de fiscalização de trânsito.

Publicações com o contexto enganoso acumulavam mais de 5 milhões de visualizações no TikTok, 17 mil compartilhamentos no Facebook e milhares de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (12). O conteúdo também tem sido difundido no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Posts enganam ao afirmar que uma funcionária da EPTC que aparece em vídeo realizando medições de velocidade na avenida Cruzeiro, em Porto Alegre, estaria multando motoristas. Conforme explicou a própria estatal em suas redes, a mulher que aparece na gravação estava coletando dados de circulação de veículos para realizar uma pesquisa sobre o tráfego da região, sem nenhum caráter fiscalizatório.

Ao contrário do que sugere o vídeo, a lei não permite que agentes realizem ações de fiscalização escondidos ou sem uniforme…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos