Apurado pelo site AAP 🇦🇺
O desastre do submersível Titã está sendo usado para semear dúvidas sobre o famoso telefonema do presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, em 1969, para os astronautas na Lua.
Isso é enganoso. O falecido presidente não fez uma ligação direta para a Apollo 11 , e especialistas disseram à AAP FactCheck que os submarinos são muito mais difíceis de contatar do que as espaçonaves. O submersível Titã também estava incontactável porque havia implodido.
O Titan tinha cinco pessoas a bordo quando perdeu as comunicações com sua embarcação de superfície uma hora e 45 minutos após iniciar sua descida rumo ao naufrágio do Titanic no Oceano Atlântico, em 18 de junho .
Nada foi ouvido da embarcação novamente, até que um campo de destroços contendo pedaços do Titã foi encontrado perto do Titanic em 22 de junho. A descoberta levou à conclusão de que o Titã havia sofrido uma implosão catastrófica .
Uma postagem no Facebook (captura de tela aqui ) usou a tragédia para lançar dúvidas sobre o telefonema de Richard Nixon com os astronautas da Apollo 11 na Lua 54 anos antes.
“Eles não podem entrar em contato com um submarino de 12.000 pés em 2023. Mas, aparentemente, eles chamaram a lua de um telefone fixo em 1969”, diz o post…
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺