Apurado pelo site Estadão Verifica
Projeto ‘Uma Fada Veio me Visitar’ foi aprovado pela Ancine em 2020, para receber patrocínio por meio da Lei do Audiovisual; apresentadora apenas foi contratada para interpretar personagem
O que estão compartilhando: que a apresentadora Xuxa recebeu R$ 1,2 milhão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva para o filme Uma Fada Veio me Visitar. A postagem ainda diz que “Xuxa culpou os bolsonaristas pelo fracasso do filme” ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva.
O Estadão Verifica checou e concluiu que: é enganoso. A Agência Nacional do Cinema (Ancine) informou que a produtora do longa-metragem recebeu aprovação para captar R$ 8,5 milhões em 2020, por meio da legislação de incentivo à cultura. Ou seja, a decisão ocorreu antes do início do governo Lula. Além disso, o recurso foi liberado para a empresa Bronze Filmes, e não para Xuxa — a apresentadora apenas foi contratada pela produtora para interpretar a personagem Fada Tatu.
A captação de recursos é prevista pela Lei do Audiovisual. Projetos cinematográficos podem ser patrocinados por empresas ou pessoas físicas, que como contrapartida recebem abatimento dos valores na declaração do Imposto de Renda. Nas redes sociais, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fizeram uma campanha de boicote ao filme por Xuxa ter declarado voto a Lula nas eleições do ano passado…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica