Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um dos filhos do presidente Lula tenha comprado a Azul Linhas Aéreas, como afirmam peças de desinformação nas redes que pedem o boicote à empresa. Em nota, tanto a Azul quanto a Presidência da República negaram a alegação. O presidente e seus filhos também não constam entre os acionistas da companhia ou entre os membros do Conselho de Administração.
As publicações falsas acumulavam mais de 80 mil visualizações no TikTok e mil curtidas no Instagram até esta sexta-feira (19). A peça enganosa também circula no Whatsapp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (Fale com a Fátima).
Em um vídeo que mostra a área de check-in de um aeroporto, um homem não identificado mente ao afirmar que um dos filhos do presidente Lula teria comprado a Azul Linhas Aéreas. Procurada pelo Aos Fatos, a Azul negou que a transação tenha ocorrido.
Também não há menção aos nomes de nenhum dos cinco filhos de Lula no quadro de acionistas ou entre os membros do Conselho de Administração da companhia…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos