Apurado pelo site Estadão Verifica
Hospital informou que seguiu legislação sanitária, que não obriga uso de cobertura de pés; homem sem luvas era técnico de enfermagem fotografado após procedimento médico
O que estão compartilhando: que a foto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cercado por médicos em sala de cirurgia é uma encenação. Postagem no X (antigo Twitter) afirma que o cirurgião está sem luvas e que uma profissional de saúde não utiliza equipamento de proteção para os pés no centro cirúrgico. Segundo o autor, os pontos observados comprovam a farsa da cirurgia.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Bolsonaro foi submetido a dois procedimentos cirúrgicos na manhã de terça-feira, 12, no Hospital Vila Nova Star, que fica na Zona Sul de São Paulo. Ao Verifica, o hospital comunicou que o profissional de jaleco cinza apontado como cirurgião é, na verdade, técnico de enfermagem. Segundo a equipe médica informou ao Aos Fatos, na imagem ele aparece sem luvas porque o procedimento já havia terminado.
O hospital afirmou que os protocolos seguidos estão em conformidade com a legislação sanitária vigente no País. O uso de proteção de sapatos (propé) em centro cirúrgico não é obrigatório, segundo a Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc)…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica