Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Está circulando um vídeo da líder venezuelana María Corina Machado falando em francês com o título: “María Corina solicita intervenção e ajuda do Comando Sul”, uma unidade militar dos EUA que se concentra na maior parte da América Latina e do Caribe.
Segundo as legendas, o ex-representante da oposição teria dito: “Na Venezuela não há democracia. A ditadura de Nicolás Maduro só é responsável pela repressão. “Peço a ajuda do Comando Sul, do comando alemão e holandês para nos ajudar a alcançar a liberdade da Venezuela ” .
O audiovisual acumula milhões de visualizações entre TikTok , X , Facebook e Instagram . Em alguns casos, vinha acompanhado da hashtag #breaking e da data de 3 de agosto.
Na Colombiacheck verificamos o vídeo e concluímos que é falso. O audiovisual não é atual, mas sim de 2015, e as legendas não correspondem ao que de fato diz. Na publicação original, Machado envia uma mensagem de solidariedade ao ex-presidente francês François Hollande pelos atentados terroristas ocorridos em Paris semanas antes e denuncia que a Venezuela vive uma “tirania arbitrária”, em referência ao chavismo.
A publicação nas redes circula num contexto em que a oposição denuncia fraudes nos resultados entregues pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que dão Nicolás Maduro como vencedor das eleições presidenciais de 28 de julho. Segundo Machado, os editais em seu poder atestam a vitória do diplomata Edmundo González…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴