Falso: Falsas alegações sobre mortes por vacinas ressurgem após o conselho de Port Hedland aprovar moção

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

AAP FACTCHECK – A cidade costeira de Port Hedland, na Austrália Ocidental, viu um aumento de 700% nas mortes após a distribuição das vacinas contra a COVID-19, de acordo com alegações online.

Isso é falso. As mortes diminuíram em 2021 – o ano em que as vacinas contra a COVID-19 foram introduzidas – em comparação ao ano anterior, antes de aumentar ligeiramente novamente em 2022. As vacinas foram associadas a apenas 14 mortes em todo o país. 

A alegação está sendo compartilhada nas redes sociais após uma reunião do conselho de Port Hedland em 11 de outubro, na qual os vereadores votaram por 5 a 2 para aprovar uma moção pedindo aos governos estaduais e federais que suspendam as vacinações contra a COVID-19 .

Publicações nas redes sociais apoiando a decisão do conselho afirmam que a área viu um aumento drástico nas mortes desde que as vacinas foram introduzidas. 

“Na semana passada, na Austrália Ocidental (Port Hedland), um conselho local se tornou o primeiro a votar pela RETIRADA DAS VACINAS MRNA COVID na Austrália”, afirma uma publicação no Facebook .

“Este trecho da reunião compartilha uma anedota local de um AUMENTO sem precedentes de 700% NAS MORTES na área local, desde o lançamento das vacinas contra a Covid.”..

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺