Vídeo também engana ao dizer que pontífice foi filmado beijando a mão de integrantes da família Rothschild: ele cumprimentava sobreviventes do Holocausto em Israel
Apurado pelo site Estadão Verifica
Não, o Papa Francisco não negou a existência de Deus, nem foi filmado beijando as mãos de membros da família Rothschild ou de líderes da “Nova Ordem Mundial”. Estas são apenas duas de diversas alegações presentes em uma sequência de vídeos que espalha desinformação sobre o líder da Igreja Católica. Nenhum dos vídeos é recente e boa parte deles já foi desmentida outras vezes. A fala sobre a existência de Deus, por exemplo, é de 2014 e foi tirada de contexto.
O vídeo aqui investigado se espalhou pelo Facebook e pelo WhatsApp, canal usado por leitores do Estadão Verifica para pedir a checagem do conteúdo, por meio do número (11) 97683-7490. A primeira alegação a aparecer no material foi retirada de uma homilia do Papa Francisco feita na Capela Santa Marta, no Vaticano, durante uma missa na manhã do dia 9 de outubro de 2014.
No vídeo, aparece apenas um trecho da fala, com frases de efeito legendadas em português: “Ah, Deus, Deus… Mas Deus não existe. Não se escandalizem. Deus, em si, não existe. Existe o pai, o filho e o Espírito Santo. São pessoas, não é uma ideia. Este ‘spray’ de Deus não existe”…