Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
Os utilizadores das redes sociais estão a discutir activamente as várias qualidades – boas e más – dos alimentos, especialmente cereais e outros produtos relacionados. No entanto, parte deste conteúdo é enganoso, divulgando informações imprecisas ou falsas sobre os benefícios para a saúde, o valor nutricional e a segurança destes alimentos. Esta desinformação pode criar confusão e equívocos potencialmente prejudiciais entre o público.
Um vídeo recente que circulou nas plataformas de mídia social despertou preocupações ao afirmar que a aveia, especialmente a variedade inorgânica, é tóxica para o corpo e pode reduzir significativamente a expectativa de vida de uma pessoa. O vídeo sugere que a aveia está entre as culturas mais pulverizadas com pesticidas, mencionando especificamente o glifosato, um produto químico que foi proibido em vários países. O vídeo alerta os espectadores para evitarem aveia, a menos que em situações extremas de sobrevivência, citando os efeitos prejudiciais do glifosato na saúde humana. Além disso, o apresentador promove um livro intitulado “The Herbal Tablets”, que supostamente contém informações essenciais sobre saúde que podem melhorar o bem-estar e a longevidade.
Como exemplo de produtos de aveia, notamos a marca Quaker Oats usada no vídeo acima. No entanto, o vídeo não tem como alvo específico a marca Quaker Oats.
The Quaker Oats Company, conhecida como Quaker, é um conglomerado alimentar americano com sede em Chicago, Illinois. Como Quaker Mill Company, a empresa foi fundada em 1877 em Ravenna, Ohio.
Decidimos fazer uma verificação dos fatos sobre isso…