Falso: Etchegoyen não disse que resultado das eleições de 2022 foi manipulado

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o general da reserva e ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Sérgio Etchegoyen revelou à TV Pampa que o resultado das eleições de 2022 foram manipulados, nem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu o pleito com mais de 73% dos votos, como afirmam publicações nas redes. Em nenhum momento da entrevista Etchegoyen diz que o resultado das urnas foi manipulado, tampouco que Bolsonaro venceu o pleito do ano passado. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente com 50,83% dos votos válidos.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam 4.300 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (5).

Em vídeo difundido nas redes, um homem não identificado pelo Aos Fatos engana ao dizer que o general da reserva do Exército e ex-ministro do GSI do governo de Michel Temer (MDB), Sérgio Etchegoyen, revela à TV Pampa, em 17 de janeiro de 2023, que o resultado das eleições de 2022 foi manipulado. Durante a entrevista, Etchegoyen não diz que houve qualquer fraude eleitoral, tampouco questiona a integridade do sistema de votação.

As peças checadas também enganam ao dizer que o ex-presidente Bolsonaro teria ganhado a eleição presidencial do ano passado ao obter mais de 73% em ambos os turnos. O ex-mandatário obteve 43,20% dos votos válidos no primeiro turno. Já no segundo, o percentual foi de 49,10%. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente com 50,83% dos votos válidos…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos