Apurado pelo site AAP 🇦🇺
Os céticos das vacinas estão entusiasmados com a publicação de um artigo de jornal que afirma provar que as vacinas contra a COVID-19 têm um impacto global negativo na saúde e devem ser retiradas de uso.
A afirmação é falsa. O estudo de janeiro de 2024 é de autoria de pessoas que já espalharam informações incorretas sobre as vacinas COVID e repete várias falsidades desmascaradas sobre as vacinas.
O estudo foi retratado pela revista que o publicou em fevereiro, com a editora citando vários problemas com dados e citações e dizendo que suas conclusões eram “não confiáveis”.
O estudo, Vacinas de mRNA contra a COVID-19: Lições aprendidas com os ensaios de registro e a campanha global de vacinação , foi publicado em uma revista médica exclusivamente on-line chamada Cureus .
Cureus é um periódico de ‘acesso aberto’ (leitura gratuita) que se comercializa como tendo um tempo de envio rápido para publicação.
O estudo foi compartilhado diversas vezes no Facebook em postagens, incluindo um vídeo (13h25) de um teórico da conspiração australiano…
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺